quarta-feira, fevereiro 26, 2014

Geração de empregos formais em 2014


   Em janeiro o mercado formal de trabalho brasileiro gerou 29.595 empregos formais, correspondendo a um crescimento de 0,07% em relação ao estoque de empregos de dezembro de 2013.

   O resultado é superior ao ocorrido em janeiro de 2013, quando foram gerados 28.900 empregos, sendo o sexto mês consecutivo com desempenho favorável, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

   O saldo de janeiro foi oriundo de 1.778.077 admissões e de 1.748.482 desligamentos, ambos representando o segundo maior resultado para o período. Nos últimos 12 meses foram criados 1.045.848 postos de trabalho, equivalentes à expansão de 2,64% e no período de janeiro de 2011 a janeiro de 2014, um total de 4.511.820 postos de trabalho foram gerados, representando um crescimento de 10,24% sobre o estoque de dezembro de 2010.

   As informações são do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na última quinta-feira, 20 de fevereiro, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

  Os dados de janeiro ressaltam a continuidade do movimento de expansão do emprego formal no país, ainda que num ritmo de crescimento menor que os anos anteriores. A expectativa, segundo o MTE, é que o país gere 1.4 milhão de empregos este ano.

  O Estado de Santa Catarina se destacou dos demais gerando 18.317 postos (0,92%). A região Sul ficou em evidência, pois gerou 39.892 postos (+0,54%), seguida da região Centro-Oeste que criou 15.480 postos de trabalho e obteve crescimento de 0,49%.

   Em SC, os setores que mais contribuíram foram: Indústria da Transformação (+7.372), Agropecuária (+7.742), Serviços (+3.862) e Construção Civil (+3.251).

   No ranking das 30 maiores cidades de Santa Catarina, Fraiburgo foi a que mais gerou empregos com carteira assinada com total de 2.248 postos de trabalho. A minha querida Blumenau (+1753) e Joinville (+1104) ficaram respectivamente com o 2º e o 3º lugar. Florianópolis gerou 633 empregos e ficou em 5º lugar. No oeste catarinense, Chapecó conquistou a 7ª posição com mais 452 empregos formais.

 Estes dados são motivos para combater a onda de pessimismo que a oposição ao governo Dilma Rousseff tenta emplacar. Os números mostram que a economia vai bem e que o Governo Federal tem feito o dever de casa, que é o de valorizar a industria nacional, gerando emprego e renda aos brasileiros.
   Era o que tinha a dizer. Gostaria, Sr. Presidente, que este meu pronunciamento seja divulgado pelos Anais de Comunicação desta Casa de Leis.

quinta-feira, fevereiro 20, 2014

Pesquisa CNT e MDA aponta reeleição da presidenta Dilma Rousseff


Uma pesquisa publicada ontem, encomendada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) em conjunto com o instituto MDA, foi apontado que a nossa querida presidenta, Dilma Rousseff, já seria eleita no primeiro turno com 43,7% dos votos caso disputasse com atual governador das Minas Gerais, Aécio Neves e governador do estado de Pernambuco, Sr. Eduardo Campos. Esse cenário vem sido apresentado como mais provável atualmente.

Isso demonstra que, diferente do que dizem nossos opositores a aceitação da presidenta Dilma é bastante expressiva e a coloca como preferência no cenário político atual.

Caso a disputa fosse contra Aécio Neves e Marina Silva, apesar da ex-senadora ter negado que seja candidata e afirmar com frequência que o candidato será Eduardo Campos, Dilma teria 40,7% e também encerraria a disputa no 1º turno.

O 9º balanço da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) mostrou que o programa está funcionando como um dinamizador da economia e é um dos principais motivos para a queda da inflação.

É de se esperar que a presidenta esteja bem nas pesquisas, pois a economia do Brasil está sólida e bem preparada para passar pela crise mundial financeira.

O Brasil é o país com a quinta maior reserva econômica do mundo, com US$ 376 bilhões. Neste atual contexto, os países que têm mais reservas é os que estão mais bem posicionados perante a crise.

Nos últimos três anos o Brasil esteve entre o quinto país que mais recebeu investimentos externos por ano, com participação no investimento externo direto tendo um fluxo forte de entrada e isso vai continuar.

O governo está cumprindo com as metas da inflação e atualmente temos uma tendência mais benigna da inflação em relação à inflação de 2012.

Mesmo em caso de segundo turno, tanto com Aécio quanto com Marina ou Eduardo Campos, todos seriam derrotados pela presidente Dilma Rousseff.

Estamos mostrando ao país que temos um trabalho forte e de peso, isso se refletirá nas urnas das próximas eleições quando da reeleição da presidenta. Estamos fazendo um Brasil melhor e de qualidade e sabemos que é isso que o povo brasileiro busca em seus governantes.

terça-feira, fevereiro 04, 2014

Abertura dos trabalhos legislativos


Iniciamos mais uma sessão legislativa com a grande tarefa de colocarmos na pauta desta Casa, matérias importantes para o povo brasileiro. Agora, o nosso maior desafio é destravar a pauta para deliberarmos sobre as prioridades legislativas do ano passado.

A lista de pendências de 2013 é extensa e inclui o Plano Nacional de Educação, o marco civil da internet, o novo Código de Processo Civil, o passe livre estudantil para o transporte público, a reindexação das dívidas dos estados e novas normas de segurança em casas noturnas. Ainda temos para analisar dezenas de projetos de interesse do povo.

O primeiro item a ser examinado por nós, parlamentares, é a MP 625/13, que destina R$ 60 milhões para recuperação de equipamentos de geração de energia elétrica a serem cedidos à Bolívia. Além desta medida provisória e da regulamentação da internet, também têm prioridade neste plenário diversas propostas, entre elas a que destina para o Minha Casa Minha Vida recursos da multa extra de 10% do FGTS paga pelo empregador no caso de demissão sem justa causa; a que concede porte de arma para agentes prisionais; a que cria cargos no Ministério da Cultura; a que fixa piso salarial dos agentes comunitários de saúde e a que reserva cotas para negros no funcionalismo público federal.

Começamos o ano com vontade e força para debatermos temas de relevância para os brasileiros que nos elegeram e que confiaram em nós para melhorarmos suas vidas. Com certeza daremos o nosso melhor para alcançarmos as expectativas de toda a população, pois nenhum assunto está esgotado e pode ser repensado e de algum modo extrair-se outra essência.

Parabenizo a todos os parlamentares pelo início dos trabalhos da 4ª sessão legislativa da 54ª legislatura da Câmara dos Deputados e finalizo citando o gênio Albert Einstein que diz: “O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser. E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma a este dia.” Façamos de cada dia de nossas vidas, o melhor.

Era o que tinha a dizer.
Muito obrigado!