sexta-feira, março 25, 2011

Transporte ferroviário e desenvolvimento econômico

Deputado federal Décio Lima
"O Governo Federal está absolutamente atento à questão, voltando a investir fortemente na construção de novas ferrovias, seguindo o exemplo de todos os grandes países do mundo. 

E, mais, além de expandir a malha, estuda o aperfeiçoamento do marco regulatório do setor para compatibilizá-lo com as demandas que o nosso País precisa atender para se equiparar às nações que operam com eficiência as suas ferrovias.

Nesse compasso, o Ministério dos Transportes prevê um cenário de equilíbrio da matriz brasileira de transporte de cargas em 2025. 


De acordo com o Plano Nacional de Logística de Transporte (PNLT) do Ministério concebido pelo querido ministro alfredo Nascimento– que veio corrigir uma distorção da matriz de transporte que sempre tendeu para o rodoviário –, a participação do transporte ferroviário passará dos atuais 25% para 35%; a do transporte aquaviário aumentará de 13% para 29%; e a do rodoviário cairá de 58% para 30%. O PNLT, cuja previsão foi estendida agora para 2030, estima investimentos totais de R$ 50,5 bilhões no sistema ferroviário".


Trecho de pronunciamento do deputado federal  Décio Lima no Grande Expediente da Câmara dos Deputados - Sexta-feita, 25/03/2011. Leia pronunciamento na íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário