quinta-feira, outubro 31, 2013

Pesquisa Pnad

A maior pesquisa nacional por domicílios começou na última terça-feira, dia 29 de outubro.
 
 Esse levantamento investigará, neste ano, além de dados sobre emprego, rendimento, educação e habitação, a pesquisa terá como novidade, perguntas sobre segurança alimentar, recepção de TV digital e o acesso à internet por celular.
 
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) buscará saber também se o domicilio possui tablet e qual o equipamento usado para acessar a internet. As informações vão auxiliar ajustes no Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), do Ministério das Comunicações. A fase de coleta de dados vai até dezembro e os resultados serão divulgados a partir de setembro de 2014.
 
Os pesquisadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já se encontram em campo para fazer a coleta de dados para a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2013. A pesquisa está acontecendo em alguns estados, mas, o início oficial em todo o Brasil foi no dia 29.
 
 Pela primeira vez, será investigada a quantidade e a qualidade dos televisores nos lares do País: se são de tela fina ou tubo de imagem, se a casa tem antena parabólica, recepção de sinal digital ou TV por assinatura.
 
A finalidade é ajudar o governo federal na condução da implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital e na melhoria do Programa Nacional de Banda Larga. No caso do sistema de TV digital, a previsão do governo é desligar os sinais analógicos de televisão entre 2015 e 2018, sem que isso prejudique a população, logo o ministério quer avaliar quando será a melhor data para desligar o sinal analógico da TV aberta.
 
 Mais de 150 mil domicílios serão visitados em todos os estados e no Distrito Federal. Dois mil entrevistadores contratados pelo IBGE vão procurar saber como estão os brasileiros em temas como emprego, renda, educação, saneamento básico, migração, demografia, educação e alfabetização e bens duráveis.
 
Contamos com a população para ajudar na coleta desses dados, recebendo nossos entrevistadores em suas residências e assim contribuindo com o Governo Federal na avaliação e melhoria do nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário