terça-feira, outubro 08, 2013

Oktoberfest Blumenau

Referência de eventos no mês de outubro no estado de Santa Catarina, a Oktoberfest de Blumenau, onde fui prefeito por dois mandatos, comemorará este ano seus 30 anos de existência.

A festa mais alemã do Brasil acontece de 3 a 20 de outubro na Vila Germânica, em Blumenau, e vem recheada de inovações.

Já em sua terceira edição, a festa consolidou-se tornando necessária a construção de mais um pavilhão e a utilização do ginásio de esportes Sebastião da Cruz, o famoso Galegão, para receber os turistas.

Durante 18 dias, turistas vindos de todos os lugares terão além da excelente cerveja, um gostinho da cultura típica alemã e de toda a riqueza da sua cultura. Comidas típicas, danças folclóricas, música, dança, apresentações e trajes típicos, dão um toque cheio de cor ao evento, preservando os costumes de antepassados vindos da Alemanha para formar colônias na região sul do Brasil.

Este ano, assim como na sua primeira edição, a Oktoberfest infelizmente ocorre depois de uma enchente que deixou bairros alagados e muitos desabrigados em Blumenau.

Mas o povo blumenauense não se deixa abater e está pronto para receber os turistas que movimentam todos os setores da região relacionados ao turismo, como hotéis e restaurantes e de promover uma festa de excelente qualidade, assim como tem sido nos últimos 30 anos.

Essa história começou em 1810, na cidade de Munique, Alemanha, em razão de um casamento real. Para festejar o matrimônio, foi organizada uma corrida de cavalos com  a participação da população e como obteve um imenso sucesso passou a ser realizada todos os anos. A festa foi crescendo e em 1918 a cerveja começou a ser servida. Hoje em dia a festa recebe um público de quase 10 milhões de pessoas.

Como em Munique, a Oktoberfest em Blumenau vem crescendo ano a ano e apresenta sempre uma melhoria contando sempre com extensos elogios ao município e a festa e principalmente ao povo anfitrião.


Parabéns Blumenau por mais uma edição dessa festa maravilhosa!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário