quarta-feira, março 26, 2014

Matrículas do Pronatec alcançam marca histórica



   Em seu programa semanal de rádio 'Café com a Presidenta' desta semana, Dilma Rousseff fala sobre as oportunidades que os brasileiros têm de conseguir um emprego, melhorar o negócio ou progredir na carreira com os cursos de capacitação profissional que o governo está oferecendo.

   Dados do Ministério da Educação mostram que, das mais de seis milhões de matrículas registradas no Pronatec, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, um milhão são de pessoas beneficiárias do programa Brasil sem Miséria, que recebem o Bolsa Família.

   O Programa foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica em todo o País, principalmente em regiões de difícil acesso. Entre cursos em andamento, destacam-se a preparação de garçons, bartenders e idiomas. Os cursos são gratuitos e oferecidos em 120 localidades, espalhadas por este imenso País.

   Pensando no bom atendimento durante a Copa do Mundo, o Ministério do Turismo está preparando seus parceiros para reforçar o atendimento aos turistas que virão ao País. Por meio dos cursos do Pronatec Turismo, algumas entidades oferecem cursos para a formação de bartenders e garçons, além de idiomas para cobradores e motoristas. No total, são 54 cursos aos profissionais do setor, como taxistas, agentes de turismo, policiais civis e militares, guardas municipais e corpo de bombeiros.

   O objetivo é capacitar o trabalhador brasileiro para receber bem o visitante, investir na qualificação e fortalecer a imagem do Brasil como um dos principais destinos turísticos no mundo.

   Ao acrescentar qualidade aos serviços, portanto, o setor turístico ganha em competitividade. Com destinos mais aptos a enfrentar a concorrência, o Brasil poderá alcançar as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Turismo, entre elas, alcançar a terceira posição no ranking das economias do turismo mundial até 2022. Atualmente, o País ocupa a sexta posição.

   O Pronatec Turismo teve 125 mil matriculados nos dois últimos anos. Estão previstas mais 36 mil vagas para este ano.

   Esta é mais uma ação do Governo Federal em benefício do trabalhador brasileiro. A capacitação é uma forma de valorização do trabalhador, pois permite sua colocação no mercado de trabalho. Parabéns a todos os envolvidos e em especial aos beneficiados por este amplo Programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário