quarta-feira, outubro 16, 2013

1º Festival do Camarão de Porto Belo


Foi com muita alegria que participei do 1º Festival do Camarão no município de Porto Belo, Santa Catarina, ocorrido no último domingo, 13 de outubro. A festa fez parte das comemorações dos 181 anos da cidade e entra oficialmente no calendário das festas de outubro do Estado.

O evento colocou a cidade no Guiness Book, o livro dos recordes, com uma enorme caldeirada de frutos do mar que foi distribuída gratuitamente a todos que frequentaram e prestigiaram o evento.

Foram feitos 5.637 quilos desse prato típico, produzido em uma panela de ferro fundido, feita especialmente para o evento e pesando 12 toneladas.

Sem dúvida, um desafio e tanto para os chefes que demonstraram uma habilidade sem igual em acertar em cheio o tempero.

Com uma concha acoplada na pá de uma retroescavadeira, o alimento era retirado de dentro deste enorme caldeirão e despejada em panelas menores para que os visitantes pudessem ser servidos.

Mas a caldeirada foi uma dentre as várias atrações. O pavilhão gastronômico contou com diversos pratos que tinham o camarão como seu principal ingrediente. Além disso, houve uma exposição de carros antigos e uma feira de artesanato com produtos locais.

Porto Belo recebeu status de vila pela primeira vez por decreto de13 de outubro de1832, mas foi extinto em 1859, sendo seu território anexado ao município de Tijucas. Recriado em 1895 foi extinto mais uma vez em1923. Finalmente emancipou-se pela lei estadual nº 1496 de 1 de setembro de 1925, com território desmembrado de Tijucas.

Parabenizo aqui à esse surpreendente município de praias limpas e charmosas construções, que nos remetem a época em a cidade foi colonizada por açorianos, pelos seus 181 anos de criação e a todos aqueles que fizeram da 1ª Festa do Camarão um sucesso absoluto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário