sexta-feira, setembro 20, 2013

Subcomissão Parlamentar da Memória, Verdade e Justiça


No dia 02 de setembro foi instalado, no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, a Subcomissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça, que acompanhará os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, criada em 2011 pela presidenta Dilma Rousseff.

A Subcomissão dará subsídio à Comissão Nacional na busca por fatos e pela verdade factual sobre as graves violações cometidas contra cidadãos brasileiros, entre 1945 e 1986.

Também atuará na fiscalização dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, no intuito de contribuir para o êxito de sua finalidade.

Tivemos que esperar quase três décadas, desde o fim do regime militar de 1964, para o início dos trabalhos de uma comissão que vai reescrever um novo passado ao País.

É preocupação do Governo Dilma o bom andamento dos trabalhos.

Afirmo que a Presidenta foi uma heroína ao instalar a Comissão da Verdade e escolher pessoas com alto nível de competência para a condução dos trabalhos.

Desde maio de 2012, 348 pessoas foram ouvidas, das quais 308 vítimas ou testemunhas e 40 agentes da repressão.

Assim, a Comissão da Verdade vai caminhando. O fato é que muito ainda precisa ser feito; estamos apenas na parte de elaboração do relatório.

É nesse contexto que a Subcomissão vai se inserindo com o intuito de contribuir com os trabalhos da Comissão Nacional.

Quero parabenizar a todos os Parlamentares que estão envolvidos com o tema e dizer que a luta é grande, mas que pode ser muito recompensadora para o País. A Subcomissão está nas mãos de grandes mestres!

Temos que correr. Somos um dos últimos países que sofreram com regimes totalitários a instalar uma comissão desse porte.

A CCJC está de portas abertas e deseja um ótimo trabalho para os membros da Subcomissão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário